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Baterias de carros elétricos da Chevrolet já são 95% recicláveis

Reaproveitamento ajuda a reduzir em 75% as emissões e 90% o uso de água quando comparado à extração destes materiais

Esquema de aplicação da plataforma Ultium no Cadillac Lyriq mostra o tamanho dos dois motores elétricos

Ainda que os carros elétricos sejam mais eficientes e de zero emissão durante o uso, muitas pessoas têm dúvidas e questionam a vida útil das baterias. Isso é um mito, e entre tantas possibilidades para seu reuso, a GM demonstra que suas baterias já possuem um alto índice de reciclabilidade de 95%.

Vale destacar que as baterias dos carros elétricos possuem sistemas próprios de gerenciamento da carga e de controle da temperatura que contribuem para elevar sua durabilidade, por isso são capazes de durar até mais tempo que a vida útil do próprio veículo.

Célula de bateria Ultium e pacote aberto para mostrar a sua disposição interna

Dessa forma, elas tendem a durar muito mais que os 8 anos de garantia padrão das montadoras. Além disso, após seu uso nos carros, as baterias podem ser reaproveitadas em armazenamento estacionário de energia, como um super power bank para indústrias e para fazendas solares, entre muitas outras aplicações que irão surgir.

Mas elas também podem ser recicladas. Hoje, aproximadamente 95% da matéria-prima das baterias de carros elétricos da GM tem como ser reaproveitada, reduzindo em 75% as emissões e 90% o uso de água quando comparado à extração destes materiais através da mineração.

“O gerenciamento do ciclo de vida sustentável da bateria dos veículos elétricos da Chevrolet também faz parte do compromisso da GM em promover uma economia circular e um futuro zero emissão”, conta Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura para EVs da GM América do Sul.

Galeria: GM Tech Center - Warren - Estados Unidos

De uma forma geral, a bateria de um veículo elétrico tem a mesma função do tanque de combustível de um automóvel a combustão e sua capacidade de armazenamento de energia é determinante para a autonomia.

A bateria dos carros elétricos é geralmente composta por módulos e cada um deles contém dezenas de células. Caso uma apresente alguma não conformidade, é possível fazer a substituição individualizada. Se isso ocorrer dentro do período de garantia, nos termos descritos pelo contrato, o consumidor não terá nenhum tipo de custo para a reparação – na GM, o período de garantia das baterias costuma ser de oito anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.

Além de impulsionarem a sustentabilidade, os veículos elétricos oferecem ainda melhor desempenho e um custo muito menor de utilização. O quilômetro rodado chega a ser um quarto do valor gasto com um automóvel equivalente com motor a combustão, pois o EV é mais eficiente em termos energéticos que um modelo a gasolina, diesel ou etanol.

Com o desenvolvimento constante e rápido avanço da tecnologia para veículos elétricos, a confiabilidade e a longevidade das baterias estão motivando os consumidores a comprarem cada vez mais veículos elétricos. Não é à toa que o segmento dos carros elétricos é o que mais cresce globalmente e representa hoje mais de 10% de todas as vendas de veículos de passeio no mundo, de acordo com a consultoria EV Volumes.